Como saber se estou grávida: métodos e primeiros sintomas

O atraso na menstruação é o sintoma mais conhecido para identificar ou levantar suspeitas sobre uma possível gravidez.

No entanto, embora sutis, outros sinais podem surgir logo nos primeiros dias após a fecundação e auxiliar a mulher nesse diagnóstico.

Mas, afinal, como saber se estou grávida? Descubra neste texto os primeiros sintomas da gravidez, os testes disponíveis, a importância dos cuidados iniciais e dicas especiais para quem planeja engravidar.

Por que é importante identificar a gravidez logo no início?

A fecundação do óvulo pelo espermatozóide gera uma nova vida e, com ela, um mundo de transformações. Não somente no corpo da mulher, mas também na vida do parceiro(a) e familiares.

Por isso, a geração desse novo ser exige cuidados especiais em relação à saúde física e emocional de todos os envolvidos, especialmente das futuras mamães.

Quanto antes se der o início do pré-natal, a nutrição adequada, a mudança de hábitos e a interrupção daqueles que prejudicam o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe, como o consumo de bebida alcoólica, maiores são as chances de uma gravidez e um bebê saudáveis.

Como saber se estou grávida nos primeiros dias?

Os sintomas dos primeiros 7 dias após a fecundação costumam ser os mais difíceis de identificar. Geralmente, apenas as mulheres que conhecem muito bem seu corpo e são capazes de observar mudanças sutis conseguem perceber.

Confira os sintomas mais comuns nessa fase:

    • Corrimento vaginal cor-de-rosa: pode ser observado minutos após a relação ou até 3 dias depois e resulta da fecundação do óvulo pelo espermatozóide.
    • Corrimento mais espesso e esbranquiçado: acontece devido às alterações hormonais que iniciam no corpo da mulher, especialmente o aumento nos níveis de progesterona.
    • Cólica e inchaço no abdômen: resultado do aumento do fluxo sanguíneo e adaptação ao crescimento do útero. Os sintomas da gravidez também podem ser acompanhados de uma pequena perda de sangue.

É importante observar que esses sintomas não sugerem necessariamente uma gravidez. Eles podem indicar outras alterações no corpo da mulher. Por isso, ao persistirem, um médico deve ser procurado.

Como saber se estou grávida antes de fazer o teste?

Além de observar os sinais iniciais, você precisa estar atenta ao seu ciclo menstrual, para saber se realmente estava no seu período fértil durante a relação sexual.

Em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, essa tarefa costuma ser mais fácil. De modo geral, o período fértil inicia no 11º dia, contado a partir do 1º dia da menstruação, e encerra no 17º dia.

Para mulheres com ciclos irregulares, o cálculo é um pouco mais complexo. Nestes casos, realizar um teste de gravidez após a primeira semana do ato sexual, pode ser o mais indicado.

Quais são os principais sintomas da gravidez

Os sintomas que surgem a partir da 2ª semana são típicos da gravidez e podem seguir até o final da gestação.

No entanto, nem todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas e com a mesma intensidade. Isso acontece porque algumas mulheres são mais sensíveis às mudanças hormonais ou apresentam condições que favorecem sinais mais ou menos intensos.

    • Atraso na menstruação: acontece até 4 semanas após a concepção e é identificado facilmente em mulheres com ciclos menstruais regulares.
    • Aumento da frequência urinária: durante a gravidez os músculos da bexiga ficam mais relaxados, em virtude da produção hormonal, o que dificulta o esvaziamento completo da bexiga. Logo, as futuras mamães sentem vontade de ir ao banheiro com mais frequência.
    • Enjoos e vômitos: são comuns, principalmente no período da manhã, surgem após a 6ª semana de gestação e podem durar a gravidez toda. Nem sempre as náuseas são seguidas de vômitos. Varia muito de uma mulher para outra.
    • Sensibilidade e mudança na aparência das mamas: além de sensíveis, pode-se observar as aréolas dos seios mais escuras ou inchadas. Além disso, as veias desta região ficam mais aparentes do que o normal.
    • Aumento do sono e cansaço: gerar uma nova vida exige energia. O corpo e o metabolismo estão mudando para fornecer tudo o que bebê precisa para se desenvolver. Logo, é normal sentir mais sono e cansaço durante as atividades do dia a dia.
    • Maior sensação de fome: como você já sabe, seu metabolismo está mudando. É natural sentir mais fome nesta fase, porém, também é preciso estar atenta aos sinais de ansiedade e deficiências nutricionais. Uma nutrição adequada é fundamental nos primeiros 1000 dias: da gestação ao 2º ano do bebê.

Com o início do pré-natal, é importante destacar todos os sintomas da gravidez ao seu médico, para que ele tenha condições de acompanhar, avaliar e medicar, quando necessário.

A automedicação não é indicada, principalmente para gestantes, pois pode colocar em risco tanto você, mamãe, quanto o seu bebê.

Quais são os métodos e testes de gravidez?

Ao suspeitar de uma gravidez, o ideal é que você faça um teste para confirmar se há mesmo uma nova vida sendo gerada.

Os testes mais comuns são o de urina, de sangue e a ultrassonografia transvaginal.

Teste de urina

É o famoso teste de farmácia. Rápido e simples, pode ser feito em casa a partir do 1º dia do atraso da menstruação e mede a quantidade do hormônio Beta HCG presente na urina.

Caso o resultado seja negativo, mas você continue com sintomas de gravidez, o teste poderá ser repetido entre 3 e 5 dias depois. Por outro lado, se o resultado for positivo, o recomendado é fazer um exame de sangue para confirmar a gravidez.

Teste de sangue: Beta HCG

Feito em laboratório, o exame de sangue indica a presença do hormônio Beta HCG circulante no sangue, mesmo que em pequenas quantidades.

Para realizar o exame, basta ir até um laboratório de sua confiança e fazer a coleta. Não é necessário prescrição médica e o resultado sai em poucas horas.

O exame pode ser realizado mesmo que sua menstruação não esteja atrasada, desde que a relação sexual tenha ocorrido pelo menos uma semana antes do teste.

Além de confirmar a gravidez, o exame de sangue também pode informar quantas semanas de gestação você está. Se o teste for qualitativo, o resultado indica apenas positivo ou negativo.

Ultrassonografia transvaginal

Além do teste de farmácia e o exame de sangue, a ultrassonografia transvaginal também pode auxiliar a confirmar o diagnóstico de gravidez.

Isso porque, por meio do exame é possível visualizar o saco gestacional dentro do útero, a partir da 5ª semana de gestação. A vesícula vitelínica é a primeira estrutura a ser vista nesta fase.

Já o embrião, pode ser visto a partir da 6ª semana.

Dicas para quem planeja engravidar

Uma gravidez planejada é sempre um bom caminho para favorecer uma gestação saudável e tranquila. Neste sentido, o uso de vitaminas que estabilizam o DNA, por exemplo, o ácido fólico e as vitaminas b12 e b6 antes de engravidar é um bom começo para preparar o corpo da futura mãe para receber o bebê.

Um erro frequente é engravidar logo após parar o uso dos métodos anticoncepcionais. O uso prolongado de anticoncepcional reduz os níveis corporais de vitamina b6 e ácido fólico, podendo apresentar carências subclínicas que vão se manifestar na gravidez.

Assim, se recomenda a interrupção do anticoncepcional e suplementação de nutrientes três a seis meses antes de engravidar.

Veja outras dicas para quem planeja engravidar:

    • Visite um profissional que entenda sobre tratamento pré-concepcional e que analise o seu histórico de doenças, DSTs, uso de medicações e estilo de vida;
    • Tenha uma alimentação balanceada e com suplementação adequada de ácido fólico, vitaminas e ômega-3, de acordo com a recomendação médica;
    • Pare de beber, fumar e interrompa outros hábitos prejudiciais à saúde;
    • Evite substâncias tóxicas e contaminantes ambientais e de metais pesados;
    • Procure estar em um peso saudável e cuide da sua alimentação;
    • Priorize uma gravidez saudável.

Quer saber mais sobre cuidados importantes durante a gestação? Confira nosso artigo sobre suplementação na gravidez e entenda a importância destes elementos para a sua saúde e a do seu pequeno.