mulher grávida com as mãos na barriga, formando um coração

O que é colina e sua importância na gravidez

Quem está grávida e atenta aos cuidados nutricionais já pode ter ouvido falar sobre a importância da colina durante a gestação. Mas o que é colina? Como ela atua no organismo e quais são os benefícios para o bebê?

Acompanhe o post para entender como a colina auxilia no desenvolvimento das crianças e os motivos que impulsionam a necessidade de uma dieta rica no nutriente.

O que é colina?

A colina é um nutriente essencial, também chamada de vitamina B8, que compõe importantes estruturas do nosso corpo, como a membrana celular e neurotransmissores. Assim, é fundamental destacar a relação da colina com a saúde do cérebro. Ela apresenta benefícios para lidar com alterações neurológicas, como depressão, perda de memória, entre outros.

Por mais que seja produzida em baixas quantidades pelo organismo, a colina também está presente em alimentos como fígado, carnes bovinas, peixes, amendoim e gema de ovos. Ainda, há suplementos alimentares que apresentam colina na composição, como polivitamínicos.

Qual a importância da colina na gravidez?

Para começar a explicar a importância na gravidez, é essencial entender que a colina é necessária para a produção da lipoproteína fosfatidilcolina – componente de todas as membranas celulares –, e desempenha um papel central no desenvolvimento cerebral da criança.

Em especial, a colina atua na regulação da memória e atenção, antes e após o nascimento.

Contudo, como a mãe é a fonte nutricional do bebê, ela deve ceder ao pequeno todos os nutrientes que ele precisa para se desenvolver bem e saudável. Por isso, manter os níveis de colina conforme recomendado tem impactos positivos para a criança.

Colina no período gestacional

Durante a gestação, o aumento da necessidade de colina se dá desde que grandes quantidades do nutriente sejam transferidas para o feto através da placenta – a concentração do nutriente no líquido que envolve o embrião é 10 vezes maior que o presente no sangue da mãe.

Colina na amamentação

Na amamentação, a necessidade de colina aumenta ainda mais. No entanto, estudos mostram que a média de consumo do nutriente entre as gestantes é inferior que a recomendada (550mg/dia). Assim, a suplementação se torna uma alternativa para manter os níveis de colina em equilíbrio.

Colina em resposta ao estresse

Veja que interessante: em uma pesquisa, os efeitos da suplementação de colina no desenvolvimento fetal indicaram que o nutriente pode melhorar a maneira como a criança responde ao estresse. As mães que consumiram níveis mais altos de colina mostraram níveis reduzidos de cortisol, conhecido como hormônio do estresse.

Em outro estudo sobre os efeitos da suplementação de colina no período perinatal, foi identificado um melhor funcionamento cognitivo da criança, bem como uma melhor fisiopatologia associada à prevenção do risco de desenvolver, futuramente, esquizofrenia.

Saber o que é colina e como ela beneficia o desenvolvimento do bebê é importante para entender a relevância do nutriente antes e depois do parto e para incluir alimentos e suplementos que apresentam colina na composição. Porém, além da colina, outras vitaminas e minerais são essenciais para esta fase.

Colina também está no Be Generous

A colina integra o Polivitamínico do Futuro, suplemento pré-natal distribuído pelo projeto social Be Generous para gestantes com maior carência nutricional. Sua fórmula contém, além da colina, as vitaminas A, complexo B, C, D, E, H e K, além de cálcio, cromo, magnésio, selênio, molibdênio, zinco, ferro, iodo e ácido fólico.

O Polivitamínico do Futuro é distribuído em conjunto com um suplemento de ômega 3 com alto grau de pureza. Ambos os suplementos atuam na construção física e cognitiva das futuras crianças e ajudarão a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a resistência a infecções e diminuindo o risco de doenças ao longo de suas vidas.