mãe amamenta o bebê para re´resentar os primeiros 1000 dias

Primeiros 1000 dias: da gestação ao 2º ano

Os primeiros 1000 dias são contados do primeiro dia da gestação até o segundo ano do bebê. Esse período, além de especial, é importante para o desenvolvimento biológico, cognitivo e social da criança.

Alguns fatores são extremamente relevantes durante este momento, e saber como cuidar do bebê nos primeiros dias envolve conhecer a importância da alimentação, desde a gravidez até os primeiros anos da infância.

Acompanhe neste post mais informações sobre os primeiros 1000 dias. Veja a origem do termo, conheça um pouco mais sobre os motivos que fazem este período ser tão importante e a relação da nutrição com o desenvolvimento do bebê e a saúde da mãe em cada uma das etapas.

O que são os primeiros 1000 dias?

Se você está grávida, já tinha percebido que suas escolhas alimentares têm um precioso valor para que seu filho tenha uma vida mais saudável?

No ano de 2007, a OMS – Organização Mundial da Saúde – apresentou o Programa dos Mil dias, que posiciona a importância da nutrição durante a gravidez até os dois anos de vida (270 dias da gestação + 365 dias do primeiro ano + 365 dias do segundo ano).

Esse olhar mais cuidadoso durante os primeiros 1000 dias dá condições para que a criança tenha um crescimento saudável em diversos aspectos, como o bom desenvolvimento das funções metabólicas e imunológicas, assim como das psicológicas.

O programa destaca que, durante a gestação, a nutrição equilibrada da mãe e a alimentação adequada nos primeiros anos após o nascimento é uma das principais fontes para determinar a saúde do bebê, com reflexos que podem ser levados para outras fases da vida.

Por que a nutrição nos primeiros 1000 dias é tão importante?

O desequilíbrio nutricional é um quadro de saúde percebido com frequência em gestantes. É comum que as futuras mamães apresentem deficiência de nutrientes importantes, tanto para o desenvolvimento do bebê quanto para a saúde da mãe.

Como efeitos mais conhecidos, o desequilíbrio de nutrientes podem causar efeitos prejudiciais, como:

Para a mãe

  • Risco de aborto

  • Parto prematuro

  • baixa produção de leite materno

Para o bebê

  • Baixo peso ao nascer

  • Baixa estatura para a idade gestacional

  • Deficiências cognitivas e problemas de desenvolvimento

  • Menor resistência a infecções

  • Maior risco de doenças e morte ao longo de suas vidas

A Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância – destacou em campanha de promoção dos primeiros 1000 dias que neste período as células cerebrais podem fazer até mil novas conexões a cada segundo. As conexões atuam nas funções cerebrais e no aprendizado do bebê.

A instituição salientou  que a forma de como cuidar do bebê nos primeiros dias devem contar com cuidados que vão além da nutrição: estimulação, amor e proteção contra o estresse e a violência também impactam na saúde e nas questões que envolvem o bem-estar e a felicidade das crianças.

Qual a alimentação ideal nos primeiros 1000 dias?

Na gravidez (270 dias)

Para garantir o bom desenvolvimento do bebê, enquanto ele ainda está na barriga, a gestante precisa caprichar numa alimentação saudável. Dentre os nutrientes considerados fundamentais nesta fase, é importante que a futura mãe escolha alimentos ricos em: ômega-3, ferro, cálcio, selênio, zinco, magnésio, cromo, iodo e vitaminas (A, B, C, D e K).

No primeiro ano (365 dias)

A Organização Mundial da Saúde recomenda que nos primeiros seis meses de vida, o bebê seja alimentado exclusivamente com leite materno. Após este período, é indicada a introdução de alimentos saudáveis gradualmente, como frutas e verduras.

Mas atenção: estudos apontam que é preciso evitar alimentos que possam ocasionar alergias, os chamados alimentos alergênicos. Leite de vaca, morango, ovos, amendoim, nozes e peixe são alguns exemplos. O mel também deve ser evitado neste período, visando a prevenção de bolutismo, doença causada por uma toxina capaz de contaminar o alimento.

Além desses cuidados, a amamentação deve ser estimulada até a criança completar 2 anos de idade, coincidindo com o final dos primeiros 1000 dias.

No segundo ano (365 dias)

A partir desta fase, a criança já pode começar a ser exposta ao cardápio familiar, que deve permanecer saudável e equilibrado, pois ela ainda está em desenvolvimento. Para os pequenos, é essencial evitar o excesso de sal, comidas gordurosas, açúcar, e alimentos que não sejam ricos em nutrientes.

Os primeiros 1000 dias são valiosos para a saúde da mãe e para a formação do bebê. Além disso, é um período que precisa de atenção, pois tem profundo impacto no desenvolvimento de funções importantes para que a criança seja um adulto saudável.

Além do bebê, a mãe também precisa estar com o corpo preparado e com energia para nutrir mais uma vida e ter uma gravidez segura.

Quer saber mais sobre o poder da nutrição na gravidez e durante o crescimento do bebê? Acompanhe o perfil do Be Generous no Instagram. Lá, você terá acesso a mais conteúdos e entender como uma gravidez bem nutrida é capaz de transformar uma vida inteira. O Be Generous é um projeto social idealizado pelo Essentia Group para servir ao desenvolvimento humano. A cada compra de produtos Essential Nutrition e Essentia Pharma, são doados ômega 3 e polivitamínico para gestantes com maior carência nutricional. Conheça o projeto Be Generous.